Quantcast
Channel: SEO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 37

Planejamento estratégico para ações digitais

$
0
0

Quem possui um negócio com atuação no mercado digital, sendo um e-commerce ou não, deve pensar muito bem antes de tomar decisões. É preciso estabelecer um planejamento estratégico para cada plataforma (site, redes sociais, blog, e-commerce). Para desenvolvê-lo, deve-se considerar não apenas o local em que será aplicado, mas enxergar o negócio como um todo.

A falta de um planejamento bem estruturado pode fazer com que uma ação inovadora, com capacidade de se tornar um case de sucesso, resuma-se a poucas interações.

Para executar um planejamento é necessário que se tenha o conhecimento técnico das ferramentas, ter a compreensão de como elas podem ser aplicadas para o negócio em questão. Para isso, é preciso conhecer o seu público e identificar de que forma ele se relaciona com a sua marca.

Como iniciar o planejamento

Para iniciar um planejamento deve-se entender o que o público-alvo espera de você. Estamos em um período em que os consumidores desejam obter mais informações antes de realizar uma compra online ou optar por um serviço.

Isso tem feito as empresas mudarem a forma de atrair o público, nutrindo-o com conteúdos relevantes até o momento em que ele identifique a necessidade da aquisição da solução que você comercializa.

Quando o usuário atinge esse nível de decisão, a probabilidade de ele optar pelo seu serviço é muito maior, pois, durante essa jornada, foi gerada fidelidade com a sua marca.

Essas estratégias, chamadas de inbound marketing, têm sido muito poderosas, principalmente para o mercado das startups que não possui tantos recursos e mão de obra e precisam se desenvolver de forma rápida.

Mensuração de resultados

O principal benefício de realizar ações na internet é a capacidade de fazer uma análise de resultados assertiva. Para a mensuração de um site, costuma-se utilizar ferramentas, como o Google Analytics, que permitem analisar: volume de visitas, páginas mais acessadas, quantidade de novos usuários, termos de palavra-chave mais utilizados para realizar uma pesquisa e diversas outras funcionalidades.

Nas redes sociais, as métricas mudam um pouco e, no caso do Facebook, podemos analisar o alcance das publicações, as interações: curtir; comentar, compartilhar ou marcar algum amigo na publicação.

A quantidade de dados que podem ser mensurados é impressionante, porém é importante aplicar corretamente as informações adquiridas.

Aplicação das informações coletadas

Com o relatório de mensuração em mãos, os profissionais costumam aplicar os testes A/B, que tem como objetivo analisar a diferença dos resultados gerados por meio de duas opções de conteúdos. Através deles, é possível identificar qual a linguagem de comunicação mais eficaz para o seu público-alvo.

Não se pode agir apenas com “dados mecânicos”, é preciso considerar o usuário e avaliar o seu hábito de consumo. Se sua marca está presente no mercado offline, é importante que você analise como o seu produto tem sido recebido pelo público e como tem sido utilizado.

Nunca se esqueça que além de um site/blog/fanpage visualmente atrativo, o objetivo final de sua ação deve ser sempre proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Artigo republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://bit.ly/2ejD5zu


Viewing all articles
Browse latest Browse all 37

Latest Images

Trending Articles





Latest Images